Foi adicionada no sistema a opção de bloquear a devolução de vendas que estejam relacionadas com ordens de entrega ainda não finalizadas. Para que uma ordem de entrega seja considerada como não finalizada é necessário que a mesma esteja pendente ou em andamento. Caso o usuário queira realizar a devolução da venda, o mesmo terá que excluir a ordem de entrega.
Para usar o novo recurso é necessário ativar o parâmetro em: Utilitários >> Configurações >> Administração do Sistema >> Opções >> Devoluções
![[Imagem: sS8S0hY.png]](https://i0.wp.com/i.imgur.com/sS8S0hY.png?w=752&ssl=1)
Obs.: Com o intuito de não induzir o usuário ao erro, o parâmetro descrito e o “Ativar lançamento de devoluções avulsas” não poderão ser usados simultaneamente.
Exemplo Prático:
-Comercial >> Vendas de Balcão / Televendas (F2)
-Gerar uma venda. Ex.:
![[Imagem: B83AOYF.png]](https://i0.wp.com/i.imgur.com/B83AOYF.png?w=752&ssl=1)
![[Imagem: zUMVh4b.png]](https://i0.wp.com/i.imgur.com/zUMVh4b.png?w=752&ssl=1)
-Emissão >> Ordem de Entrega (novo) >> Lançamento
-Selecionar registro respectivo à venda, informar descrição para a entrega e incluir os produtos. Ex.:
![[Imagem: inITeGZ.png]](https://i0.wp.com/i.imgur.com/inITeGZ.png?w=752&ssl=1)